O poder da leitura para a primeira infância
- Patrícia Marzola
- 4 days ago
- 2 min read
Updated: 2 days ago

Um estudo realizado pela Universidade de Ohio, EUA, avaliou os principais livros infantis lidos no país e estimou quantas palavras seriam ouvidas diretamente pela leitura, caso os pais lessem diariamente aos filhos. No final de um ano, a criança teria ouvido pelo menos 78 mil palavras e, cumulativamente, ao completar 5 anos de idade, mais de 1,4 milhões de palavras.
Esse fenômeno é conhecido como "Million Word Gap", ou seja, a lacuna de um milhão de palavras entre crianças que têm contato frequente com livros e aquelas que não tem contato com leuitura em casa.
Por que isso é importante?
Os livros infantis apresentam uma variedade e complexidade linguística superiores à linguagem cotidiana.
A leitura para crianças:
Estimula o desenvolvimento da linguagem e do vocabulário;
Fortalece as habilidades cognitivas;
Prepara as crianças para a alfabetização e o sucesso escolar.
Nos primeiros cinco anos de vida, o cérebro passa por uma intensa fase de desenvolvimento, incluindo a poda sináptica e neuronal nas áreas relacionadas à linguagem. Durante esse período, as conexões neurais são refinadas com base nos estímulos e experiências vivenciadas. A leitura regular ativa essas regiões cerebrais, promovendo um desenvolvimento mais robusto e saudável.
Diversos estudos mostram que a leitura para crianças também pode significativamente melhorar o pensamento criativo.
Impactos emocionais
Além disso, este momento de leitura entre pais e filhos cria vínculos afetivos importantes. Diversos estudos evidenciam que esse momento de interação promove uma conexão emocional profunda, contribuindo significativamente para o bem-estar e o desenvolvimento integral da criança.
A leitura e discussões sobre histórias também pode melhorar a empatia da criança. Estudos mostram que crianças que leem com mais frequência exibem maior atividade em regiões cerebrais associadas com empatia, como o córtex pré-frontal medial. As histórias infantis podem melhorar a compreensão da emoção do próximo, aumentando as habilidades socioemocionais da criança.
Conclusão
Ler para uma criança é mais do que uma atividade prazerosa. É um investimento no desenvolvimento cognitivo, emocional e social dela. Ao dedicar tempo à leitura diária, você está fortalecendo o cérebro da criança para toda a vida.
Por Neurocientista Patrícia Marzola
16/04/2025
Leitura de apoio
Logan, J. A. R. et al. When Children Are Not Read to at Home: The Million Word Gap. Journal of Developmental & Behavioral Pediatrics, v. 40, n. 5, p. 383–386, 2019.
Marcos, R., Fernández, V., González, M., & Phillips-Silver, J. (2020). Promoting children’s creative thinking through reading and writing in a cooperative learning classroom. Thinking Skills and Creativity, 36, 100663. https://doi.org/10.1016/j.tsc.2020.100663.
Solow, K. (2018). Using Children's Books to Build Empathy in Children.
Comments